
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que significa, terceirização dos processos de negócios. Portanto, o BPO Financeiro nada mais é do que a delegação de tarefas que fazem parte da rotina financeira de uma empresa.
Nos últimos anos, a contratação de serviços financeiros terceirizados vem aumentando dentro das empresas, pois oferecem soluções eficazes por profissionais qualificados com um custo reduzido.
Ao contratar o serviço de um BPO Financeiro, o empreendedor terá a ajuda de um especialista para cuidar das rotinas financeiras, e com isso, ter uma análise estratégica para apoiar na tomada de decisões de forma segura e assertiva.
O BPO financeiro é um serviço especializado em gerenciar e executar atividades financeiras, e pode, e deve, ser adaptado à necessidade de cada empresa. O profissional contratado poderá assumir uma parte ou a totalidade das atividades do setor, trazendo uma visão mais ampla do negócio e tendo como foco principal a otimização dos processos da companhia.
O tamanho da empresa, o modelo de negócios, e o cenário atual influenciam na forma como um BPO financeiro irá atuar. De maneira geral, algumas das atividades executadas por um BPO financeiro são:
Ao contratar esse tipo de serviço, além de ter um profissional para cuidar das rotinas financeiras do seu negócio, ele trará também, maior segurança na gestão orçamentária da empresa, pois trará informações através de métricas e dados, permitindo uma tomada de decisão de forma estratégica.
Outra vantagem é a redução de custos, pois sem vínculo empregatício o contratante não precisará pagar encargos trabalhistas. Além disso, não é necessário investir em infraestrutura, tecnologia e treinamentos.
Com uma equipe especializada no setor financeiro e cuidando das tarefas operacionais e burocráticas, o empresário ganha tempo para se concentrar em suas atividades principais e no crescimento do seu negócio.
Por fim, toda empresa é única e tem suas especificidades. O momento de contratar um BPO financeiro, dependerá do porte e do cenário atual do negócio. É importante analisar os fatores externos e quais as necessidades atuais da empresa antes de contratar o serviço.
O custo de um BPO Financeiro dependerá de diversos fatores, tais como tamanho da empresa, o volume de transações que serão realizadas, quais atividades serão terceirizadas, a complexidade dos processos financeiros e o nível de habilidade do profissional que assume o cargo.
A maioria dos BPOs financeiros costuma variar entre R$ 500 a R$ 5 mil mensais, no entanto, esses preços costumam variar com o tempo e especificidade de cada cliente.
No geral, terceirizar os serviços financeiros costuma ser uma boa saída para empreendedores individuais, pequenas e médias empresas, pois além de contratar um profissional especialista, o custo é menor quando comparado à contratação de um CLT.
É importante destacar que é necessário realizar uma análise cuidadosa dos custos e benefícios antes de tomar uma decisão final.
Agora que você já sabe tudo sobre BPO financeiro e qual impacto ele pode trazer ao seu negócio, é uma boa opção para sua empresa investir nesse serviço?
Engenheira de produção, analista de dados e especialista em assessoria financeira e gestão de negócios.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso