
Quando o assunto é consultoria e assessoria, é comum que o papel do consultor e do assessor sejam confundidos. Apesar de ambos fornecerem soluções de melhorias às empresas para garantir um melhor desempenho, suas entregas são distintas. Dessa forma, muitas vezes, ocorrem contratações desses serviços de forma equivocada, pois ainda existem muitas dúvidas em relação às diferenças sobre a atuação de cada profissional.
A maior e mais relevante diferença entre esses profissionais é que o consultor aponta as soluções, mas não realiza a execução delas, já o assessor se envolve para resolver os problemas apontados por ele, ou por outro profissional.
Por fim, ambos serviços possuem a mesma finalidade: melhorar a produtividade da empresa e trazer melhorias, porém, cada um deles possui um foco e uma forma de fazê-lo.
Ao contratar os serviços de consultoria, a empresa precisa estar ciente que o profissional consultor irá desempenhar um papel mais voltado à análises, diagnósticos e conversas que direcionam o cliente às tomadas de decisões mais assertivas. Em geral, a consultoria é indicada para resolução de um problema específico durante um período de tempo determinado. Ao receber e compreender esse diagnóstico, é elaborado um plano de ação por parte do consultor e a própria empresa desenvolve a capacidade de realizar o processo de aplicação desse plano.
Já a assessoria é responsável por executar e dar assistência às rotinas diárias da empresa, além de se aprofundar nas atividades financeiras. Para isso, o profissional também precisa ter expertise em visualizar a situação atual da organização e indicar a necessidade de melhorar determinados processos. Neste caso, o assessor foca em realizar a análise de indicadores, elaborar relatórios e apoiar as decisões estratégicas, além de outras operações que envolvem diretamente a vida financeira do seu negócio.
Principais atividades de uma consultoria financeira: Análise de viabilidade dos negócios; Avaliação da situação financeira; Diagnóstico, planejamento estratégico e definição de objetivos; Definição do valor da empresa; Gestão de ativos e investimentos; Reestruturação financeira; Controle orçamentário. | Principais atividades de uma assessoria financeira: Planejamento financeiro e estratégico; Gestão de indicadores e elaboração de relatórios financeiros; Elaboração de orçamento e análise de demonstrativos financeiros; Conciliação bancária; Emissão de notas fiscais e cobrança; Gestão do fluxo de caixa; Controle de contas a pagar e a receber. |
A escolha sobre a contratação dos serviços de consultoria e assessoria irá depender do momento atual em que a empresa se encontra.
Quando o gestor percebe a necessidade de melhorar um determinado processo e ainda não conseguiu identificar o problema e não sabe por onde começar, a consultoria é o serviço mais indicado. O consultor contratado irá utilizar as informações coletadas para avaliar e simular cenários aplicáveis, e assim, propor as ações ideais para otimizar o negócio.
Por outro lado, se o problema já está identificado e precisa de uma ajuda contínua, a assessoria pode ser a solução. A equipe de assessoria dará o suporte nas atividades diárias de forma técnica, trazendo otimização no tempo do empresário e dos funcionários,
Agora que você entendeu a diferença entre esses serviços, consegue escolher qual deles atende melhor a sua necessidade?
Engenheira de produção, analista de dados e especialista em assessoria financeira e gestão de negócios.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso